Depois dos notebooks, netbooks e tablets, chegou a vez dos ultrabooks. Novidade? Nem tanto, mas principalmente para o mundo corporativo os ultrabooks são promessa de sucesso.
Um ultrabook é um notebook ultraleve e ultrafino, com, no máximo, 20 mm de espessura. Quem disse isso? A Intel, que investiu 300 milhões de dólares no desenvolvimento deste pequeno prodígio. Para ser considerado um ultrabook – pois a ideia foi patenteada pela Intel –, além dos 20 mm de espessura o notebook deve ter maior autonomia de bateria, com 5h ou mais, processador Intel Sandy Bridge Core i e um preço mais acessível, pelo menos dos Estados Unidos, onde um ultrabook não ultrapassa o valor de $ 1.000 dólares.
O design arrojado e lindíssimo é uma característica dos ultrabooks, que não abrem mão da potência e velocidade dos notebooks, mas estão incorporados em um case praticamente de um netbook. Ou seja, tudo o que há de melhor nos notebooks e netbooks, incorporado num equipamento de última geração, ultraportátil e de fácil manuseio.
Várias marcas vêm produzindo ultrabooks dentro das especificações da Intel, como é o caso da Asus, com a sua linha UX; da Acer, com a linha S3; da Samsung, com a série 5; e da Dell, com os modelos XPS. Das quatro marcas citadas a que mais investe em soluções corporativas é a Dell, que vem se especializando neste mercado há muito tempo. Afora essas empresas, a Apple já havia desenvolvido um modelo de notebook com praticamente todas as características do ultrabook, o McBook Air, por isso podemos considerá-lo também um ultrabook.
O futuro dos ultrabooks é certo: sucesso. Já estão previstas soluções como tela sensível ao toque e comando por voz para os próximos modelos desses bibelôs tecnológicos. Carregar um ultrabook é como levar um caderno de 100 folhas na sua mochila, algo realmente muito leve e prático. Com uma autonomia de bateria extendida, você pode levar o seu ultrabook para qualquer lugar sem a preocupação com a eletricidade.
Mas você precisa ter um ultrabook? Há que se avaliar. No Brasil a tecnologia ainda é bastante cara, com o valor de um ultrabook você compra um notebook super potente e ainda sai com troco, por isso aderir à moda pode ser apenas um capricho. Se o seu computador já está deixando a desejar em alguns quesitos mas você ainda não tem o investimento todo para comprar um ultrabook, uma boa pedida pode ser adquirir um notebook usado com maior potência como uma máquina intermediária, até que você consiga realizar o seu sonho e comprar o super, ultra leve e portátil ultrabook.
Na Note Place você encontra notebooks usados a partir de R$ 430,00, o que pode ser a solução perfeita para quem ainda não pode comprar um ultrabook, mas precisa de um notebook com alto desempenho e baixo custo.