Com tantas novidades tecnológicas, as pessoas passaram a se voltar para produtos que ofereçam conforto e qualidade na hora do uso, sem ter que sair de casa para obter melhores resultados. É a partir daí que surgiu o home theater, um equipamento que está conquistando cada vez mais adeptos do cinema em casa.
O home theater é um equipamento de projeção de filmes de alta qualidade, simulando uma verdadeira sala de cinema em casa. Mas para ter um home theater em casa e aproveitar ao máximo os seus benefícios é preciso tomar alguns cuidados na instalação.
Com relação ao ambiente onde o home theater vai ser instalado, tem-se duas alternativas, dependendo do poder aquisitivo da pessoa: destinar um ambiente só para isso ou adequar um living ou sala de estar para receber o equipamento. Se a opção for por uma sala exclusiva, deve-se priorizar uma sala sem janelas, onde a claridade não entre facilmente. A penumbra contribuirá para a melhor qualidade da imagem. Contudo, destinar um ambiente exclusivo para uma sala de cinema particular não é a possibilidade da maioria das pessoas, por isso a opção dois é a mais utilizada.
Adequar o living ou sala de estar para receber o home theater requer vários cuidados: instalar cortinas tipo blackout, para reduzir a iluminação ao máximo durante a projeção; fazer um tratamento acústico na sala, para que o som se propague de forma adequada; destinar um circuito elétrico exclusivo para o equipamento, evitando a interferência de outros; providenciar o aterramento de todos os cabos e fazer um projeto de iluminação suave e indireta, que não interfira na projeção.
Com relação à projeção, optar por uma tela e um projetor. Equipamentos como data show possuem menor resolução e a projeção diretamente na parede reduz a qualidade da imagem devido às imperfeições do acabamento. Sendo assim, opte por gastar um pouco mais e ter uma ambiente de alta qualidade, assim como o equipamento.